A importância do lead para uma estratégia de marketing digital

Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

A importância do lead para uma estratégia de marketing digital

Lead, em Marketing Digital, é um potencial consumidor de uma marca que demonstrou interesse em consumir o seu produto ou serviço. Esse interesse é definido pelo preenchimento de formulários para download ou acesso de conteúdos ou pelo contato direto em busca de mais informações sobre a oferta.

De modo simplificado, um lead é um usuário que está ao alcance da empresa, independentemente do canal digital ao qual ele está conectado.

Porque são tão importantes para uma a estratégia de marketing digital ?

Uma vez captado um Lead se torna um potencial cliente, sua empresa tem a oportunidade de guiá-lo em sua jornada de compra até transformá-lo em um cliente efetivo.

No cenário de consumo atual um cliente faz buscas e comparações antes de comprar um produto ou serviço. Por isso é necessário que as empresas se atualizem em relação ao atendimento e marketing que deve ser feito para esse cliente.

Com uma boa estratégia de Inbound marketing e geração de Leads, sua empresa tem muito mais oportunidades de captar potenciais clientes e conduzi-los em sua jornada de compra de maneira que esse cliente sinta confiança e satisfação.

Portanto as estratégias de captação de Leads e nutrição dos mesmos, além do suporte em toda sua jornada, são de extrema importância para o sucesso do marketing da sua empresa.

A jornada de compra de um lead

A Jornada de compra é composta por todos os estágios que uma pessoa passa até comprar um produto ou serviço, passando pelo conhecimento do tema, percepção de suas necessidades até sua decisão final de compra.

A função da estratégia de geração de Leads é além de captar os dados de contato, saber o que esse potencial cliente precisa, o que eles buscam, dados como, quantas vezes ele clicou em determinado link, quanto tempo ele permaneceu em determinado conteúdo, quantos e-mails foram lidos, para então, guiá-lo nessa jornada. 

 Por que eu preciso gerar leads ?

Vamos supor que você precisa de um encanador e não conhece nenhum na sua região. Como todo mundo hoje em dia, você provavelmente vai ligar seu computador ou smartphone e pesquisar na internet um serviço nas redondezas.

Você se depara com dois sites. Em um deles, vê uma página com os dados de contato e algumas imagens aleatórias de tubos e pias.

Em outro, você clica direto em um link para um texto abordando exatamente o seu problema (um vazamento no encanamento, por exemplo), possíveis causas do problema e até dicas de manutenção para que isso não ocorra no futuro.

Qual deles chamaria mais a sua atenção? Provavelmente o segundo, certo?

Isso ocorre porque você precisa cativar o seu possível consumidor, atraindo-o para a sua página de forma a ajudá-lo.

A partir daí, você estabelece uma relação de confiança com alguém que já está interessado no que você tem a oferecer e aberto para uma possível oferta dos seus serviços no futuro.

Viu só como é importante gerar leads? Você passa a dialogar com pessoas que já têm interesse no que você tem a oferecer!

O que são leads qualificados?

Infelizmente, não há garantia de que um lead se transformará em um cliente ou de que retornará ao seu site. Contudo, o mesmo não se aplica ao lead qualificado.

Esse conceito abrange o usuário que já identificou um problema e está em busca da solução, ou seja, alguém que está realmente considerando comprar seu produto ou contratar seu serviço.

Em resumo, leads que têm um nível de engajamento elevado estarão mais suscetíveis a realizar uma compra.

Nesse estágio, é preciso que o conteúdo das suas ações seja mais específico para convencer o lead qualificado de que você oferece a melhor solução.

 Quais as melhores estratégias para gerar leads?

 Vamos apresentar algumas estratégias que podem ajudá-lo a crescer sua base de leads:

. Blogs

. Email marketing

. Mídia paga

. Comarketing

Como analisar o impacto de leads gerados ?

Quantidade de leads- Uma métrica óbvia, mas necessário acompanhar de perto e definir objetivos mensais, trimestrais e anuais, sempre alinhados com os objetivos da empresa.

Portanto, tenha claro para seu time de marketing e vendas quantos leads eles devem gerar naquele determinado período, um dashboard compartilhado para ambos os times facilita a visualização. 

Canais de aquisição – Acompanhamos mês a mês quais as ações deram certo ou errado, baseado nas melhorias propostas no mês anterior, ou seja, sempre há melhorias nas ações dos meses seguintes com base nos números apresentados anteriormente.

Receita de marketing- O marketing de toda empresa é o motor que empurra para o crescimento, então temos a responsabilidade de gerar um certo valor em receita todos os meses, já que quanto mais acessos, mais leads/MQLs, mais clientes, mais receita. 

Essa métrica também é definida baseada nos objetivos de negócio da empresa.

Agora que você já descobriu que gerar leads é extremamente importante para o crescimento do seu negócio, é hora de colocar a mão na massa e aplicar ou adaptar sua estratégia de geração de leads.

Leia mais artigos em nosso blog e não deixe de acessar nosso site!

Curtiu? Compartilha!

Alguém pode te agradecer. Toque abaixo para compartilhar

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Quem é Valbert Barbosa?

Quem é Valbert Barbosa?

Sou mercadólogo por carreira e apaixonado por gerar resultados com a melhor relação entre custo e benefício para o seu negócio. Já atendi centenas de clientes de diversos segmentos que precisavam aumentar suas vendas, em nosso Brasil. Também produzo outros conteúdos que farão toda a diferença no seu negócio! Confira clicando no botão abaixo.

+ Sobre mim